8 dicas para transportar seu pet

8 dicas para transportar seu pet

Transportar seu pet em um passeio de carro ou uma viagem longa exige cuidados especiais. É importante estar atento à segurança do seu animalzinho e também do condutor  e passageiros, preparamos algumas dicas para que a viagem ocorra com conforto e segurança para todos!

Dica 1 – Atenção à Legislação

A Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 do código de trânsito brasileiro regulamenta as condições para transporte de animais em veículos.

De acordo com o Art. 235, conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo é infração grave com multa prevista de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira.

Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas é infração média, com multa prevista de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira de acordo com o Art. 252.

Dica 2 – Escolha o melhor local para transportar seu pet

Nunca carregue seu bichinho no banco da frente, além de ser uma infração prevista por lei também é perigoso para ele. Em caso de acidente se os airbags forem abertos, seu pet pode se ferir gravemente ou até morrer.

O porta malas também não deve ser usado para transportar seu animal, já que é um local quente e sem circulação de ar e muito sujeito a impactos.

O melhor local para carregar seu pet é no banco de trás do carro, acima de tudo com os equipamentos de segurança recomendados de acordo com a espécie e o porte do animal.

Dica 3 – Use equipamentos de segurança adequados para transportar seu pet

Para cães

Cadeirinha

  • Indicada para cães de pequeno e médio porte, até 10 kg
  • Deve ser utilizada com coleiras de modelo peitoral.

Cinto de segurança

  • Indicado para cães entre 5 e 50 kg
  • O cinto deve envolver o peito, as costas e os ombros do cão. Além de absorver o impacto, deve trazer opções de fixação no cinto do carro ou nos ganchos Isofix.

Atenção: a coleira comum presa ao cinto de segurança do carro não deve ser usada para transportar seu pet, em caso de colisão ou freada forte pode enforcar o animal.

Caixa de transporte

  • Indicado para cães até 25kg
  • Deve ser fixada no cinto ou presa atrás do banco dianteiro

Grade divisória ou tela de segurança

  • Indicada para cães acima de 25 kg
  • Deve ser colocada para separar os passageiros do animal de estimação. É ideal para os cães mais inquietos, que não se adaptam à caixa de transporte ou ao cinto canino

Para Gatos

Gatos são animais que gostam de rotina, toda mudança de ambiente já gera desconforto, por isso precisam ser transportados sempre na a caixa de transporte. O tamanho ideal precisa ser grande o suficiente para que o animal fique de pé dentro dela e possa dar uma volta inteira.

Para aves, roedores e outros animais de pequeno porte

Devem ser transportados dentro de gaiolas específicas para a espécie, cobertas com um pano fino que permita a transpiração e diminua o estresse. São animais mais sensíveis ao calor, portanto, dê atenção a hidratação e a ventilação do ambiente.

Dica 4 – Mantenha os vidros elevados

Os cães normalmente gostam de viajar com a cabeça na janela e em uma freada brusca o bichinho pode ser arremessado para fora do veículo. Além disso, é preciso considerar que mesmo domesticado o cão pode repentinamente pular pela janela se ferindo gravemente.

Dica 5 – Faça pausas ao longo da viagem

Faça paradas de descanso ao longo da viagem, o ideal é parar a cada duas ou três horas de percurso.

Deixe seu bichinho tomar um ar, esticar as patas e beber água. Mas atenção, pouca água para evitar enjôos.

Dica 6 – Identifique seu pet

Coloque uma plaquinha de identificação com o nome do bichinho e com os seus dados de contato nele, assim, caso ele se perca em uma parada ou aconteça algum acidente durante o trajeto, quem encontrá-lo vai poder te avisar com mais facilidade.

Dica 7 – Não deixe seu pet sozinho no carro

O carro fechado debaixo do sol pode chegar a uma temperatura de 70°C, o que pode ocasionar insolação no seu amiguinho.

Dica 8 – Cuide da alimentação

Em dias de viagem a alimentação do seu pet deve ser leve e em pequena quantidade, assim evitamos os transtornos de um animal com enjôo. Muitos donos não sabem,  mas alguns animais não se dão bem com viagens de carro e ficam enjoados. Sendo assim, é importante acostumar o seu bichinho com o carro antes de pegar a estrada para longos trechos. Faça passeios curtos durante alguns dias, como dar uma volta no quarteirão, para ele se acostumar antes da viagem. Dessa forma você vai conhecer melhor o comportamento do seu pet.

Com esses cuidados você e seu bichinho certamente vão fazer uma viagem tranquila e agradável.

Já viajou com o seu pet? Comente aqui compartilhando sua história com o seu bichinho, se ainda não viajou mas está se preparando, conte as suas expectativas para a gente!

Confira nossas dicas para preparar seu carro antes da viagem: 5 cuidados para evitar transtornos em viagens

Para receber nossos próximos posts com dicas no seu e-mail é só se cadastrar.

Como obter a CNH digital?

Next Article

Como obter a CNH digital?

Sem comentários

Cancelar