Novo ano, novas metas, novas conquistas! Bom, pelo menos é o que grande parte das pessoas esperam da despedida de 2017.
Um dos objetos de desejo de muitos é o primeiro carro, ou mesmo trocar o antigo veículo por um novo. De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC) em parceria com o portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, o automóvel é o terceiro item da lista de sonho de consumo dos brasileiros.
Contudo, para alcançar esse objetivo, é preciso ter foco e planejamento. Por isso, o post de hoje traz as 4 melhores dicas para economizar e comprar um carro novo em 2018. Continue a leitura e prepare-se para realizar seu sonho!
1. Faça uma lista dos itens indispensáveis do mês
A primeira coisa a se fazer é registrar todas as suas despesas durante o mês, para assim fazer um controle financeiro. Depois disso, é preciso dividi-las em categorias — isso ajudará você a analisar quais gastos são prioritários. Você pode dividir assim:
- alta prioridade: aqueles que são indispensáveis para o seu dia a dia, como transporte, educação, moradia e alimentação;
- média prioridade: caso você esteja endividado, é preciso separar também uma parte do seu salário para quitar as pendências financeiras;
- baixa prioridade: gastos que você pode diminuir ou excluir que, geralmente, estão relacionados a hobbies e a lazer.
2. Não atrase as contas
Há algumas contas de serviços que são fundamentais para todas as pessoas, como água e energia elétrica — ou seja, que entram na categoria de despesas de alta prioridade.
Além da possibilidade de ficar sem esses serviços essenciais em casos de não pagamento, os atrasos normalmente sofrem acréscimo de multa e de juros.
Portanto, para não haver esquecimento, uma boa dica é deixar essas contas no débito automático do seu banco. Mudar o vencimento delas para um dia após aquele em que cai o seu salário também é uma das mais eficientes dicas para economizar.
3. Utilize o cartão de crédito de forma inteligente
Não dá para negar que o cartão de crédito contribui muito para o aumento do poder aquisitivo do brasileiro. Muitos utilizam essa forma de pagamento para adquirir produtos e serviços que seriam praticamente inalcançáveis sem ele.
Entretanto, para quem quer economizar, o uso do cartão de crédito deve ser extinto por algum tempo. Isso porque ele dá a falsa impressão de que você tem uma renda maior do que a realidade, o que pode virar uma “bola de neve” — e o pior: com um dos maiores juros praticados no mercado.
4. Use transporte alternativo
Essa é uma dica que talvez possa ser bem difícil de ser praticada por quem já tem carro e utiliza o veículo para suas atividades diárias. Por outro lado, apesar do conforto, o combustível está cada vez mais caro no país, sendo responsável por consumir boa parte da renda dos brasileiros.
Considere a possibilidade de utilizar transportes alternativos, como ônibus, metrô ou até mesmo ir a pé ou de bicicleta, caso seu trabalho não seja tão longe.
Outra opção é dar carona para conhecidos que moram perto ou que fazem o mesmo percurso que você para ir ao trabalho, dividindo a gasolina com eles. Além de fazer uma boa economia, é uma postura inteligente e sustentável.
Depois de comprar seu veículo com nossas dicas para economizar, é hora de olhar os cuidados básicos. A AMV Brasil é uma associação de proteção veicular que tem serviços para resguardar seu carro de qualquer eventualidade. Entre em contato com a gente e veja o que podemos fazer por você!