Acidente de carro: você sabe mesmo como prevenir?

Acidente de carro: você sabe mesmo como prevenir?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país com o maior número de mortes no trânsito nas Américas, ficando atrás apenas de República Dominicana, Belize e Venezuela. São 47 mil falecimentos por ano e 400 mil pessoas que ficam com algum tipo de sequela em decorrência de acidente de carro. 

Com dados tão alarmantes, o governo vem implantando uma série de medidas para solucionar o problema. Mas, além disso, é preciso contar também com prevenção e, principalmente, boa conduta dos motoristas no trânsito. 

E você, tem tomado os cuidados necessários? A seguir vamos mostrar o que fazer para se prevenir contra um acidente de carro. 

Prive-se de usar o celular 

Nem mesmo enquanto dirigem, as pessoas estão deixando seus smartphones de lado. Uma checada nas mensagens ali ou uma olhadinha nas redes sociais acolá pode bastar para resultar em um acidente fatal. 

Para se ter ideia, o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidentes, de acordo com estudo realizado pelo Departamento de Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA).

Além da gravidade, essa atitude perigosa também pode doer no bolso. Isso porque é considerada uma infração gravíssima, fazendo com que o infrator tenha pontos descontados na carteira e receba uma multa de alto valor. Portanto, esqueça definitivamente o celular ao volante. 

Faça a manutenção do veículo 

A manutenção preventiva do veículo é a maneira mais econômica de manter o carro em bom estado e, claro, evitar acidente de carro. Os itens mais importantes que devem ser revisados periodicamente para não correr o risco de causar nenhum acidente de trânsito são: 

  • freios; 
  • troca de óleo; 
  • sistema de arrefecimento (responsável por controlar a temperatura do motor); 
  • filtro de ar e combustível; 
  • alinhamento e balanceamento; 
  • velas.

Cada carro tem um período certo estimado para realizar as manutenções, que podem ser contadas por tempo ou quilometragem. O ideal é verificar essas informações no manual do veículo. 

Esteja em boas condições para dirigir

Muita gente pensa que estar sóbrio é o bastante para dirigir com segurança, e não é bem assim! Quando está ao volante, você precisa estar em boas condições mentais, físicas e emocionais. 

Existem casos de pessoas com altos níveis de estresse que, por causa disso, se encontram em estado de déficit de atenção. Assim, podem provocar acidentes muito sérios. 

O cansaço também é um dos perigos disfarçados. Quantas histórias já não foram contadas de motoristas que dormiram ao volante? Por isso, é essencial que você esteja em boas condições físicas e psicológicas para dirigir.

Tome cuidado com chuva e pistas molhadas

Chuva e pistas molhadas, por si sós, já são um grande perigo para quem dirige. Com a realidade das estradas e obras urbanas do Brasil, esses problemas ficam ainda mais intensos. 

Desse modo, quando a pista estiver molhada, é necessário que você tenha atenção redobrada e velocidade moderada. 

Uma forma simples e eficiente de andar com o carro mais seguro nos dias de chuva é subir uma marcha. Assim, o motor vai trabalhar com rotação mais baixa e reagir mais devagar. Além disso, essa medida ajuda a evitar derrapagens em pistas molhadas. 

Por fim, e não menos importante: use sempre o cinto de segurança e exija que os passageiros o façam também! Assim, se inevitavelmente ocorrer um acidente, haverá mais chances de sobrevivência. 

Achou as nossas dicas úteis? Aproveite para compartilhar com os seus amigos nas redes sociais e ajudá-los a evitar um acidente de carro!

Afinal, proteção veicular vale a pena?

Next Article

Afinal, proteção veicular vale a pena?

Sem comentários

Cancelar