As crises sempre chegam com tudo e desestabilizam a vida das pessoas. De desempregados a trabalhadores informais, muitos brasileiros já perderam e ainda podem perder parte da sua renda por conta a crise econômica.
Seja porque perdeu o emprego, teve o salário reduzido ou teve o negócio afetado pela crise. Uma crise traz consequências difíceis de administrar no longo prazo. Desemprego alto, aumento da inflação e estagnação do PIB.
Obviamente, a crise tumultua nossa rotina, atrasa investimentos e dificulta o acesso ao crédito. Mas, isso não significa que tudo esteja perdido, com esforço e visão é possível fazer das crises boas oportunidades.
Talvez você precise de uma recolocação no mercado, ou só esteja buscando seu primeiro trabalho remunerado. Pode ser que queira trabalhar em casa, no conforto e na segurança do seu lar.
A verdade é que a crise já mudou o cenário de trabalho de forma definitiva. Milhares de pessoas estão procurando uma forma de aumentar os ganhos para as suas famílias e superar essa realidade.
Ganhar dinheiro na crise depende principalmente de saber identificar boas oportunidades de negócio. Tempos instáveis favorecem determinadas atividades e é preciso saber ler este cenário. Com um perfil empreendedor, planejamento e muita dedicação é possível alcançar o sucesso financeiro!
O receio de começar algo novo é compreensível, o novo sempre nos tira da zona de conforto e traz grandes desafios. Mas para os apaixonados por empreender, bastam uma oportunidade e uma ideia criativa para começar!
Se você é um desses, chegou ao lugar certo! Confira nossa lista de possibilidades para ganhar dinheiro na crise e defina qual tem mais haver com seu perfil, necessidades e habilidades.
1. Venda seus objetos usados
Vamos começar com uma opção emergencial para quem está precisando de dinheiro na mão. Dê uma organizada nas suas coisas, separe tudo o que você tem em casa, que não está sendo utilizado e que pode ser vendido. Roupas, livros, eletrônicos… venda o que você não precisa mais.
Você pode usar sites como Mercado Livre, OLX e Enjoei. Sua casa vai ficar mais organizada e você vai se capitalizar para a emergência.
2. Faça marmitas para vender
Não importa qual o tamanho da crise, todo mundo tem que comer! Com o fechamento do comércio em muitas cidades, vender marmitas é uma opção e tanto!
Se você tem talento culinário, aproveite para colocar a mão na massa e preparar marmitas que podem ser vendidas por delivery.
Você também pode segmentar seu público e preparar alimentação vegana, fitness, orgânica, sobremesas, enfim, seu talento na cozinha é o que vai mandar!
Aproveite a possibilidade de usar os aplicativos de delivery, dessa forma seu trabalho alcança mais pessoas e você não precisa organizar uma estrutura de entregas.
Para se cadastrar nos apps de delivery será necessário abrir um CNPJ, pelo menos como Microempreendedor Individual (MEI). Também é preciso se adequar às regras da vigilância no preparo dos alimentos. Fique ligado!
3. Faça entregas
Mesmo que você não tenha talento culinário pode aproveitar a oportunidade no segmento da alimentação fazendo uma renda extra como entregador.
Você pode escolher uma das muitas empresas de delivery disponíveis como Rappi, Uber Eats e Ifood e se cadastrar. É uma maneira imediata e sem investimentos de começar a trabalhar.
Se você não gosta de trabalhar com alimentos também pode fazer entregas para empresas de outros segmentos. Há plataformas de crowdshipping, nas quais pessoas físicas podem se cadastrar para entregar encomendas e objetos. Por exemplo a Eu Entrego que conecta a comunidade do Mercado Livre com entregadores independentes.
Para se cadastrar na Eu Entrego também é necessário ser Microempreendedor Individual (MEI).
4. Flipping – Revenda de produtos
Flipping nada mais é do que comprar um produto abaixo do valor que você sabe que você conseguiria revender. E vendê-lo.
Para isso você vai precisar de talento para vendas e também de um investimento inicial para a compra dos produtos. O mercado de vendas on-line está em alta e esta pode ser uma excelente opção para complementar a sua renda.
5. Dropshipping – Venda sem estoque
Se você quer trabalhar com a venda de produtos físicos, mas não tem dinheiro para investir no estoque inicial, o dropshipping pode ser uma opção para você. Neste modelo de vendas, você revende produtos oferecidos por um terceiro, que é o responsável pelo envio do produto ao cliente final.
Funciona assim:
- Você anuncia o produto do fornecedor que faz o dropshiping.
- Seu cliente vê o produto, se interessa e realiza a compra.
- No momento que a compra do seu cliente é finalizada, você faz a compra do produto no fornecedor. Você determina junto ao fornecedor que o produto seja entregue diretamente no endereço do seu cliente, sem passar por você.
- O fornecedor de dropshipping envia o produto direto para o endereço do seu cliente, como se você mesmo o tivesse enviado.
No dropshipping as margens de lucro são menores do que no Flipping.
Além disso, é importante encontrar fornecedores confiáveis. Afinal a responsabilidade sobre a venda é sua, mas você não tem controle sobre a entrega e o produto. É um formato de negócio sem investimento, porém com muitos riscos devido às variáveis, seja cauteloso!
6. Ganhe dinheiro produzindo conteúdo
Ser um produtor de conteúdo digital, também é uma alternativa para ganhar dinheiro, mas a primeira coisa a se considerar é que esta é uma opção de longo prazo.
Você pode escolher a plataforma com a qual mais se identifica para produzir seus conteúdos ou manter conteúdos multiplataformas, com conteúdos em vídeo e blogs.
Ganhar dinheiro com a produção de conteúdo pode demorar, pois é necessário construir uma autoridade, ganhar relevância e alcançar uma grande audiência. Para isso é preciso ter qualidade, conteúdo relevante e ser constante em seu trabalho.
Escolha um nicho que você gosta e entenda, publique conteúdos de alto valor agregado. Vai levar tempo, mas com os leitores e fãs acompanhando seu trabalho será possível monetizar seus canais e gerar renda fazendo o que você gosta.
Agora, se você não se sente confortável escrevendo e gravando vídeos, ou se está precisando de um retorno mais imediato, se tornar um produtor de conteúdo não é o melhor caminho para você. Pois vai demorar um tempo até você alcançar autoridade e resultados.
7. Venda fotos on-line
Se você é um apaixonado por fotografia, vender suas fotos em bancos de imagem pode ser uma opção bastante rentável.
Você pode vender as suas fotos em sites como o Shutterstock, iStockPhoto, Freepik e vários outros.
Se suas fotos forem boas e inovadoras, você pode conseguir vender uma mesma foto para vários clientes diferentes em todo o mundo. Isso vai te gerar uma boa renda.
8. Trabalhe com Programas de Afiliados
Muitos sites e empresas oferecem programas de afiliados. Nestes programas você se afilia a um produto ou serviço, que pode ser tanto físico quanto digital e anuncia esse produto para a venda. A cada venda realizada a partir do seu anúncio você recebe uma comissão. Existem sistemas de afiliação chegam a pagar mais de 50% do valor do produto em comissão.
Alguns programas de afiliados de grandes sites já são bastante conhecidos como Amazon, Submarino, Americanas e Magazine Luiza.
Existem também plataformas específicas para programas de afiliados como a Afiliados, a Hotmart, a Monetizze e a Lomadee.
Funciona assim:
- Você se cadastra no programa de afiliados escolhido e recebe o link de afiliado para divulgação.
- Você divulga esse link do produto. Pode ser nas suas redes sociais, no seu site, por whatsapp ou até por meio de mídia paga, você decide.
- O cliente clica no link e é levado ao produto no site com o qual você firmou a parceria de afiliado.
- O cliente efetua a compra a partir do seu link.
- Você recebe a sua comissão.
O sistema de afiliados é um formato lucrativo, que demanda baixo investimento. Você não precisa investir na compra de produtos ou no fornecimento de serviço para fazer a venda. Você só precisa investir na divulgação dos produtos. O desafio aqui é encontrar produtos com grande potencial de venda e boas comissões.
9. Seja um freelancer profissional
A realidade de trabalho como freelancer já existe a tempos em algumas áreas, mas com a mudança das relações de trabalho, esse formato tem ganhado cada vez mais espaço.
Como profissional freelancer as empresas somente pagam pelo trabalho que o profissional executa. Dessa forma não precisam constituir um vínculo empregatício. O que facilita contratações pontuais e até contratos continuados para a execução de demandas específicas.
Esse formato de trabalho, muito empregado nas áreas de publicidade e marketing, tem se expandido para áreas de projeto, desenvolvimento, RH e administrativo.
Se você gosta da ideia de ter autonomia sobre seu tempo de trabalho, oferecer seu trabalho como freelancer pode ser uma boa opção.
Existem vários sites onde profissionais freelancers podem anunciar seus serviços, como por exemplo, Workana, Upwork, 99freelas e Fiverr.
10. Dê aulas on-line
Se você tem talento para ensinar, se tornar um professor virtual pode ser uma excelente opção para ganhar dinheiro na crise.
Quem tem alguma habilidade que pode ser ensinada, como idiomas, música, atividades físicas, meditação ou gastronomia, pode ganhar dinheiro com aulas pela internet.
As aulas podem ser ao vivo, por vídeo chamada, ou hospedados em uma plataforma digital. No caso das plataformas digitais você ainda ganha com a possibilidade de escalar seu negócio e vender a mesma aula para diversos alunos.
Se o modelo que você prefere é o do tradicional professor particular, alguns sites podem te ajudar. O Professor de Plantão e o Ensine On-line permitem que você dê aulas para alunos de qualquer lugar do mundo com facilidade.
11. Ganhe dinheiro com franquias de sucesso
As franquias são uma ótima saída para ganhar dinheiro, afinal é um negócio já testado e comprovado, com uma receita que funciona e basta somente aplicar.
Em geral as franquias demandam um investimento inicial alto. Contudo novos formatos de negócios tem surgido com alternativas econômicas e viáveis para alguém sem capital inicial. Nestes formatos é possível representar uma marca, com um modelo de sucesso já estabelecido e ganhar dinheiro.
Um exemplo disso é o AMV+Você, um modelo de negócio com investimento inicial 0, que funciona de forma semelhante a uma franquia. O AMV+Você oferece um modelo já testado, lucrativo e portanto bem sucedido. Aqui você tem total autonomia sobre o seu trabalho e recebe toda a estrutura e orientações para começar seu negócio no segmento de Proteção Veicular. No AMV+Você você trabalha de forma independente e com ganhos escaláveis.
Empreender dá trabalho, mas o retorno financeiro e pessoal é compensador.
Não importa qual opção tem mais a ver com a sua personalidade e o seu momento de vida. O importante é escolher o que você quer fazer para ganhar dinheiro na crise e começar agora mesmo. A crise sempre traz chance de crescimento, mas somente para quem faz!