Como funciona a assistência na proteção veicular?

Como funciona a assistência na proteção veicular?

Muitas pessoas ainda não conhecem como funciona a assistência na proteção veicular. Há uma grande confusão, principalmente quanto às diferenças para os tipos de cobertura prestados pelos seguros tradicionais. Afinal, o que um e outro serviço têm a oferecer?

Para esclarecer todas as dúvidas nesse sentido, preparamos este post com uma definição sobre o que é proteção veicular e os principais benefícios a que você terá acesso ao fazer parte de uma associação.

Damos especial atenção ao funcionamento da assistência na proteção veicular, tipo de cobertura primordial para resguardar você e o seu patrimônio. Não deixe de conferir!

O que é proteção veicular?

Como muitos devem saber, a proteção veicular surgiu a partir da necessidade de um serviço alternativo ao seguro tradicional. Isso porque as apólices comercializadas por seguradoras e instituições financeiras, ao longo dos anos, alcançou um valor inacessível para a grande maioria dos motoristas.

Com isso, as associações passaram a se organizar de forma inteiramente colaborativa, de modo que grupos de motoristas se protegem mutuamente por meio do rateio dos prejuízos com os carros dos associados em determinados períodos. A associação em si é uma espécie de administradora dos recursos arrecadados e fica responsável por coordenar todos os trâmites que envolvem o pagamento das indenizações.

Quanto a isso, é importante salientar que as associações não têm fins lucrativos. Todo o valor arrecadado com as mensalidades é destinado ao custeio dos prejuízos com os carros dos associados e à administração da associação. Isso faz da proteção veicular um serviço significativamente mais em conta que o seguro tradicional.

Outro aspecto interessante diz respeito à adesão. Ao contrário das seguradoras, as associações não trabalham com análises de perfil. Isso significa que as características dos condutores do veículo não influenciarão no preço final de sua mensalidade.

Com isso, não serão levados em conta aspectos como:

  • região onde você reside;
  • se você tem filhos ou não;
  • se existe garagem em seu domicílio;
  • características como idade, gênero, tempo de carteira ou histórico como condutor.

Ademais, na ocasião de acionar a associação veicular em qualquer eventualidade, como colisões, roubo ou furto, não importa se o condutor é um terceiro, como seu filho, esposa ou outro conhecido. Você conseguirá usufruir da cobertura contratada sem problema algum.

Na prática, isso faz toda a diferença porque, com as seguradoras, caso você queira incluir outro titular no seguro, o valor da sua apólice poderá chegar a um preço astronômico, sobretudo se o perfil em questão for considerado de risco.

Uma das únicas restrições para fazer parte de uma associação de proteção veicular tem a ver com a idade do veículo porque, para carros mais antigos, é bem difícil encontrar peças novas no mercado para substituição, o que impede a realização de consertos e afins.

Quais os principais tipos de cobertura?

Vamos tratar agora dos tipos de cobertura que as associações de proteção veicular costumam oferecer. Confira:

Roubo e furto

Atualmente, com o grande percentual de roubos e furtos nas grandes e médias cidades brasileiras, é imprescindível proteger o próprio patrimônio. Na associação de proteção veicular, você tem a garantia de que receberá sua indenização em uma média de 30 dias, desde que todas as informações do pedido estejam em conformidade com o contrato.

Rastreamento 24 horas

O rastreamento 24 horas é um dos grandes benefícios oferecidos pelas associações de proteção veicular. Com esse tipo de cobertura, você terá acesso a um sistema de georreferenciamento do seu próprio celular, por onde será possível monitorar, em tempo real, a posição do seu veículo em um mapa.

Trata-se de um meio complementar de proteger o seu carro. Tenha em vista que a taxa de recuperação dos veículos rastreados é bem elevada.

Carro reserva

Com a proteção veicular, você também poderá contratar um carro reserva. Imagine que, nos períodos em que o seu veículo esteja no conserto ou se o seu processo de indenização ainda não estiver concretizado, você não precisará ficar a pé.

Granizo, queda de árvore e alagamento

Prejuízos decorrentes de eventos da natureza também são bastante comuns. Por definição, os eventos passíveis de cobertura são granizo, queda de árvore e alagamento. Essa delimitação é necessária para evitar eventuais impasses com motoristas que agem de má-fé e tentam enquadrar uma situação indevida em evento da natureza.

Como funciona a assistência na proteção veicular?

A assistência na proteção veicular é um dos grandes benefícios de que os associados poderão usufruir. Na AMV Brasil, por exemplo — uma associação em operação no mercado desde 2009 —, trabalhamos com o pacote de benefícios denominado assistência 24 h, que envolve:

  • socorro eletromecânico;
  • reboque após pane e/ou sinistro;
  • troca de pneu, chaveiro, táxi e hospedagem;
  • transporte de remoção hospitalar após acidente;
  • traslado de corpo em caso de óbito;
  • motorista substituto.

Perceba que estamos falando de uma cobertura completa, pronta para lidar com todas as suas demandas em qualquer adversidade. Tenha em vista que em algumas situações em especial é mais do que necessário poder contar com uma assistência das naturezas listadas.

Imagine a ocorrência de acidentes ou panes elétricas/mecânicas por alguma estrada durante o período da madrugada, por exemplo. Trata-se de uma situação em que buscar qualquer ajuda é bem difícil e até mesmo arriscado.

A contratar a assistência 24 h da AMV Brasil, você precisará apenas de um contato telefônico para ser atendido pela associação e aguardar a chegada do auxílio em local seguro. Tudo o que precisa chegará até você.

Para um pacote de benefícios ainda mais completo, você poderá adicionar ao seu plano:

  • carro reserva;
  • rastreamento com central 24 h de monitoramento;
  • PAR (Programa Automotivo de Responsabilidade) destinado ao conserto do carro de terceiro em caso de acidente;
  • pacotes de benefícios exclusivos para cobertura de faróis, vidros, lanternas e retrovisores.

Como você pôde acompanhar neste post, a assistência na proteção veicular é essencial para que você esteja resguardado de qualquer eventualidade. Ao se tornar um associado da AMV Brasil, você poderá montar um pacote de benefícios que seja mais adequado às suas necessidades.

Entre em contato conosco e confira nossos serviços e condições! Será um prazer recebê-lo na condição de mais um associado.  

Sem comentários

Cancelar