Férias, feriados e finais de semana, são momentos em que a gente busca a tranquilidade do interior para se refugiar e recarregar as energias, não é mesmo? O problema é que, geralmente, é preciso encarar uma estrada de terra, que, muitas vezes, têm o acesso complicado.
Pensando nisso, preparamos um guia de orientações com os principais cuidados que você deve ter ao dirigir em estrada de terra. Continue a leitura para conferir!
Fique atento às pedras na estrada de terra
As pedras são inevitáveis em estradas de terra, podendo estragar os pneus ou danificar a lataria do seu carro.
Em alguns trechos, a quantidade e o tamanho delas podem ser maiores. Nesses casos, o melhor a fazer é tentar desviar ao máximo! Quando não for possível, é melhor passar bem devagar sobre elas. É importante, também, fechar os vidros, visto que pedriscos podem cair na parte interna e machucar algum passageiro.
Não pare na lama
Pode ser que a estrada esteja com trechos tomados por água e barro. Nesses casos, o ideal é fechar os vidros e atravessar o local engrenado na primeira marcha com aceleração lenta e constante. Jamais pare na lama: isso pode fazer com o que carro fique atolado! Além disso, vale acionar a tração 4×4, caso seu veículo tenha essa opção.
Tenha mais atenção na chuva
Dirigir com chuva no asfalto já é complicado, imagina dirigir nessa condição em estrada de terra! Portanto, se estiver chovendo, diminua a velocidade, pois a aderência dos pneus no piso molhado tende a ser menor.
É importante, também, que você use marchas reduzidas! No caso de subidas ou descidas acentuadas, em que o recomendado é usar a primeira ou a segunda marcha e acelerar só o suficiente para movimentar o carro.
Escolha o pneu mais adequado
Se você tem um sítio em um local afastado ou está sempre viajando, é interessante trocar os pneus do seu carro para aqueles que se adaptam bem tanto nas estradas de terra quanto no asfalto. Eles são conhecidos como pneus mistos e não são muito mais caros que os pneus comuns. Assim, você perceberá mais estabilidade no veículo enquanto estiver dirigindo em trechos mais complicados.
É necessário também ficar de olho na calibragem, seguindo sempre as orientações do manual do proprietário. Normalmente, são as mesmas exigidas para asfalto.
Respeite a velocidade máxima permitida na estrada de terra
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a velocidade máxima permitida em estradas rurais é de 60 km/h. Como a aderência dos pneus é ruim em estradas de terra, é arriscado andar com o carro acima dessa velocidade, correndo o risco de derrapar.
No entanto, se estiver muito devagar, o veículo pode perder a potência e atolar. Por isso, o ideal é manter o equilíbrio, com uma velocidade constante.
Por fim, é importante que você esteja sempre com a manutenção do seu veículo em dia para manter o bom desempenho do carro e evitar surpresas desagradáveis ao dirigir em estrada de terra.
Já pensou se o seu carro dá uma pane elétrica na estrada? Preparamos um post sobre Pane Elétrica onde mostramos os motivos mais comuns que ocasionam o problema e o que você deve fazer em cada caso. Confira!
E aí, gostou do conteúdo deste artigo? Cadastre-se e receba mais novidades direto no seu e-mail.