Vai pegar a estrada nas férias? 5 cuidados para evitar transtornos

Vai pegar a estrada nas férias? 5 cuidados para evitar transtornos

Quem não quer passar um tempo afastado das obrigações do dia a dia, não é mesmo? Para isso, as férias são um momento muito esperado, principalmente para aquelas pessoas que aproveitam o período para viajar. 

Entretanto, se o motorista não toma os devidos cuidados antes de pegar a estrada nas férias o merecido descanso pode se tornar uma enorme dor de cabeça. Para se ter ideia, o Brasil é o quinto país no mundo em mortes de acidentes de trânsito, de acordo com o Ministério da Saúde

Para que você vá viajar com segurança, a seguir mostraremos 5 cuidados que todo mundo deve ter para evitar transtornos na estrada. Continue a leitura! 

1. Não pare no acostamento

O acostamento só pode ser utilizado quando o veículo tem algum problema ou situação de emergência. Ainda assim, é preciso que haja boa visibilidade, deixando sempre o veículo com pisca alerta ligado e o triângulo de sinalização no local e distância adequados. 

Além da possibilidade de provocar sérios acidentes, o motorista que para no acostamento de forma proibida está cometendo uma infração gravíssima, podendo perder pontos na carteira e pagar uma multa de alto valor. 

2. Tenha atenção com os animais na pista 

Caso você se depare com animais na pista, a melhor atitude a ser tomada é reduzir a velocidade e sinalizar para os outros motoristas para que fiquem atentos à situação e evitar uma colisão na traseira do seu veículo. Muita gente buzina e utiliza o farol alto para espantá-los, mas isso pode piorar a situação, fazendo com que se assustem e tenham reações imprevisíveis.

Preste também atenção nas placas — normalmente estão localizadas nos locais onde os animais mais aparecem. 

3. Faça uma revisão antes de pegar estrada 

Se um veículo precisa de revisões frequentes em dias normais em que não roda tanto, imagina em uma viagem em que percorrerá centenas de quilômetros? 

Portanto, fazer uma revisão no carro antes de viajar é imprescindível para a segurança. Leve o veículo em um mecânico de confiança para verificar itens como óleo, água do radiador, calibragem dos pneus, entre outros componentes básicos.

4. Tenha cautela com as ultrapassagens 

É natural que se tenha pressa para chegar ao destino, mas, por causa disso, muitos motoristas fazem ultrapassagens sem o menor cuidado com a segurança. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade foram responsáveis por 20,46% dos acidentes nas estradas de todo o país em 2016. 

Desse modo, é fundamental ter cautela com as ultrapassagens e fazê-las apenas em locais em que a sinalização permita e você tenha boa visibilidade.

5. Conte com uma associação de proteção veicular 

Por mais cuidadoso que você seja, infelizmente podem acontecer situações inesperadas com o seu veículo ou mesmo acidentes provocados por outros motoristas. 

Nessas horas, o ideal é contar com uma associação de proteção de veículos, pois, além de ter o preço acessível, o usuário pode viajar com mais tranquilidade! Isso porque a associação de proteção veicular pode te ajudar em eventualidades com serviços de reboque, chaveiro, colisão, socorro elétrico, e muito mais. 

Tem algum cuidado que você toma antes de pegar a estrada nas férias que não foi mencionado aqui? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Sem comentários

Cancelar