5 dicas essenciais de como escolher pneus para carros

5 dicas essenciais de como escolher pneus para carros

Escolher pneus para carros pode parecer uma tarefa simples, mas, se não for feita com cuidado, a escolha pode gerar muitas dúvidas e dores de cabeça. Atualmente, o que não falta no mercado é opção de pneus. São diversas marcas e modelos, com diferentes preços e características. Mas qual é o certo para o seu veículo?

Quer evitar os problemas e ter segurança para rodar com seu carro no dia a dia? Confira nosso artigo e aprenda, de uma vez por todas, a escolher o pneu certo!

1. Entenda o código do pneu

Um pneu, por exemplo, pode conter o código P 175/70R13 92H na lateral. Basicamente, cada parte desse código representa uma característica do produto:

  • P: classe de veículos em que deve ser usado;
  • 175: é a largura do pneu, em milímetros;
  • 70: a altura do pneu, em porcentagem (70% da altura, por exemplo);
  • R: tipo de construção do pneu;
  • 13: raio do pneu, em polegadas;
  • 92: carga máxima, em Kg;
  • H: velocidade máxima de rodagem, em Km/h.

2. Considere o tipo de veículo

Cada pneu tem uma construção específica para um tipo de uso e veículo. A escolha do modelo correto vai determinar a durabilidade do produto. Os principais tipos são:

  • P (passenger car): carros de passageiros e picapes leves;
  • LT (light trucks): picapes que carregam mais de 1 tonelada;
  • T (temporary spare): somente estepe;
  • ST (special trailers): reboques e trailers;
  • C (commercial): caminhões e vans de grande porte.

3. Escolha perfil e largura certos

O perfil (altura) e a largura dos pneus têm papel fundamental no conforto, na segurança e na economia de combustível. Quanto mais largo for o pneu, maior é a aderência. Porém, fica mais fácil aquaplanar e o consumo sobe.

Por outro lado, um pneu muito baixo diminui o conforto. Nesses casos, siga as recomendações do fabricante para não danificar componentes da suspensão e lataria com aros fora de medida.

4. Respeite a carga e velocidade máxima

Cada veículo tem um peso e uma capacidade de carga diferente. Por isso, é preciso ficar atento aos limites de cada pneu:

COD

Kg

COD

Kg

COD

Kg

COD

Kg

COD

Kg

COD

Kg

60

250

71

345

82

475

93

650

104

900

115

1,215

61

257

72

355

83

487

94

670

105

925

116

1.250

62

265

73

365

84

500

95

690

106

950

117

1.285

63

272

74

375

85

515

96

710

107

975

118

1.320

64

280

75

387

86

530

97

730

108

1.000

119

1.360

65

290

76

400

87

545

98

750

109

1.030

120

1.400

66

300

77

412

88

560

99

775

110

1.060

121

1.450

67

307

78

425

89

580

100

800

111

1.090

122

1.500

68

315

79

437

90

600

101

825

112

1.120

123

1.550

69

325

80

450

91

615

102

850

113

1.150

124

1.600

70

335

81

462

92

630

103

875

114

1.180

125

1.650

Para a velocidade, é preciso fazer o mesmo:

COD

KM/H

COD

KM/H

A1

5

L

120

A2

10

M

130

A3

15

N

140

A4

20

P

150

A5

25

Q

160

A6

30

R

170

A7

35

S

180

A8

40

T

190

B

50

U

200

C

60

H

210

D

65

V

240

E

70

Z

240+

F

80

W

270

G

90

(W)

270+

J

100

Y

300

K

110

(Y)

300+

5. Verifique a construção interna e durabilidade

Outro ponto crucial para a durabilidade é conferir a construção interna. Fazer isso é bem simples, basta seguir as legendas apresentadas no produto:

  • R: pneu radial, o mais comum e indicado atualmente por não ter câmara de ar;
  • D: também conhecido como bias ply, tem usos bem específicos e não são tão comuns;
  • B: são os pneus cinturados, já raros de se encontrar à venda mas que alguns veículos mais antigos podem exigir.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher pneus para carros? Se achar a tarefa muito complicada, vale a pena procurar um especialista. Aproveite para conferir nosso post sobre como encontrar mecânicos de confiança!

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