Escolher pneus para carros pode parecer uma tarefa simples, mas, se não for feita com cuidado, a escolha pode gerar muitas dúvidas e dores de cabeça. Atualmente, o que não falta no mercado é opção de pneus. São diversas marcas e modelos, com diferentes preços e características. Mas qual é o certo para o seu veículo?
Quer evitar os problemas e ter segurança para rodar com seu carro no dia a dia? Confira nosso artigo e aprenda, de uma vez por todas, a escolher o pneu certo!
1. Entenda o código do pneu
Um pneu, por exemplo, pode conter o código P 175/70R13 92H na lateral. Basicamente, cada parte desse código representa uma característica do produto:
- P: classe de veículos em que deve ser usado;
- 175: é a largura do pneu, em milímetros;
- 70: a altura do pneu, em porcentagem (70% da altura, por exemplo);
- R: tipo de construção do pneu;
- 13: raio do pneu, em polegadas;
- 92: carga máxima, em Kg;
- H: velocidade máxima de rodagem, em Km/h.
2. Considere o tipo de veículo
Cada pneu tem uma construção específica para um tipo de uso e veículo. A escolha do modelo correto vai determinar a durabilidade do produto. Os principais tipos são:
- P (passenger car): carros de passageiros e picapes leves;
- LT (light trucks): picapes que carregam mais de 1 tonelada;
- T (temporary spare): somente estepe;
- ST (special trailers): reboques e trailers;
- C (commercial): caminhões e vans de grande porte.
3. Escolha perfil e largura certos
O perfil (altura) e a largura dos pneus têm papel fundamental no conforto, na segurança e na economia de combustível. Quanto mais largo for o pneu, maior é a aderência. Porém, fica mais fácil aquaplanar e o consumo sobe.
Por outro lado, um pneu muito baixo diminui o conforto. Nesses casos, siga as recomendações do fabricante para não danificar componentes da suspensão e lataria com aros fora de medida.
4. Respeite a carga e velocidade máxima
Cada veículo tem um peso e uma capacidade de carga diferente. Por isso, é preciso ficar atento aos limites de cada pneu:
COD | Kg | COD | Kg | COD | Kg | COD | Kg | COD | Kg | COD | Kg |
60 | 250 | 71 | 345 | 82 | 475 | 93 | 650 | 104 | 900 | 115 | 1,215 |
61 | 257 | 72 | 355 | 83 | 487 | 94 | 670 | 105 | 925 | 116 | 1.250 |
62 | 265 | 73 | 365 | 84 | 500 | 95 | 690 | 106 | 950 | 117 | 1.285 |
63 | 272 | 74 | 375 | 85 | 515 | 96 | 710 | 107 | 975 | 118 | 1.320 |
64 | 280 | 75 | 387 | 86 | 530 | 97 | 730 | 108 | 1.000 | 119 | 1.360 |
65 | 290 | 76 | 400 | 87 | 545 | 98 | 750 | 109 | 1.030 | 120 | 1.400 |
66 | 300 | 77 | 412 | 88 | 560 | 99 | 775 | 110 | 1.060 | 121 | 1.450 |
67 | 307 | 78 | 425 | 89 | 580 | 100 | 800 | 111 | 1.090 | 122 | 1.500 |
68 | 315 | 79 | 437 | 90 | 600 | 101 | 825 | 112 | 1.120 | 123 | 1.550 |
69 | 325 | 80 | 450 | 91 | 615 | 102 | 850 | 113 | 1.150 | 124 | 1.600 |
70 | 335 | 81 | 462 | 92 | 630 | 103 | 875 | 114 | 1.180 | 125 | 1.650 |
Para a velocidade, é preciso fazer o mesmo:
COD | KM/H | COD | KM/H |
A1 | 5 | L | 120 |
A2 | 10 | M | 130 |
A3 | 15 | N | 140 |
A4 | 20 | P | 150 |
A5 | 25 | Q | 160 |
A6 | 30 | R | 170 |
A7 | 35 | S | 180 |
A8 | 40 | T | 190 |
B | 50 | U | 200 |
C | 60 | H | 210 |
D | 65 | V | 240 |
E | 70 | Z | 240+ |
F | 80 | W | 270 |
G | 90 | (W) | 270+ |
J | 100 | Y | 300 |
K | 110 | (Y) | 300+ |
5. Verifique a construção interna e durabilidade
Outro ponto crucial para a durabilidade é conferir a construção interna. Fazer isso é bem simples, basta seguir as legendas apresentadas no produto:
- R: pneu radial, o mais comum e indicado atualmente por não ter câmara de ar;
- D: também conhecido como bias ply, tem usos bem específicos e não são tão comuns;
- B: são os pneus cinturados, já raros de se encontrar à venda mas que alguns veículos mais antigos podem exigir.
Gostou das nossas dicas sobre como escolher pneus para carros? Se achar a tarefa muito complicada, vale a pena procurar um especialista. Aproveite para conferir nosso post sobre como encontrar mecânicos de confiança!