Ninguém está imune de sofrer um acidente no trânsito. Quando isso ocorre, é sempre recomendado realizar um Boletim de Ocorrência (BO), apesar de este somente ser obrigatório quando há vítimas, sendo fatais ou não.
Nesse documento estará descriminado todo o ocorrido e é ele que ajudará nos passos seguintes, como abertura de inquérito e julgamentos. No entanto, é preciso ter em mente que fazer um BO é uma tarefa que exige certos cuidados — afinal, é um registro legal e que tem muita importância.
Portanto, para saber mais sobre o que fazer na hora de abrir o Boletim de Ocorrências, fique atento a estas 4 dicas. Boa leitura!
1. Analise a necessidade de realizar o BO
Caso haja alguém ferido ou morto, é imprescindível acionar a polícia e o socorro imediatamente, pois não o fazer é multa gravíssima com fator multiplicativo de cinco vezes, ou seja, R$1.467,35, além de ter o direito de dirigir suspenso.
Portanto, nesses casos, é preciso ficar no local e prestar todos os esclarecimentos. Além disso, se o acidente ocorrer em uma rodovia federal, além do BO, a Polícia Rodoviária Federal também registrará o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT).
Caso não tenham vítimas no local, o boletim pode ser feito até seis meses depois do ocorrido, mas é recomendado realizá-lo de imediato, pois quando feito assim, o detalhamento das informações será mais fiel, tanto da sua parte como de terceiros. Por isso, recomendamos que sempre faça o BO.
2. Fale a verdade sobre o acidente no boletim de ocorrência
É extremamente importante que tudo que esteja nesse registro seja verídico, pois é um documento legal que contém a descrição dos fatos e é fundamental para passos posteriores, como abertura de inquérito e pedidos de indenização. Além disso, prestar falsas declarações é crime com pena de até oito anos.
Vale ressaltar que o BO por si só não inocenta e nem culpa ninguém, portanto, quando for descrever os fatos, atenha-se somente a eles, não tentando colocar a culpa em outra pessoa. Se for o caso, quem de fato apontará o responsável serão os profissionais competentes.
3. Saiba o que é preciso conter no boletim de ocorrência
Basicamente, toda a descrição dos fatos é importante, pois qualquer detalhe pode ser decisivo para, posteriormente, ser definido o causador do acidente. Portanto, fique atento a todas as minúcias em volta, principalmente no que diz respeito à sinalização — afinal, caso a outra pessoa envolvida a tenha desrespeitado, isso poderá auxiliá-lo posteriormente na sua defesa.
Caso o boletim não seja feito imediatamente, saiba a hora, data e o local do acidente, além de nomes. Tire fotos do local e dos veículos para poder incluir no BO.
4. Conheça o sistema online
Caso o acidente não tenha nenhuma vítima, o BO pode ser registrado pela internet. Para isso, basta acessar o site da delegacia online do seu estado — com uma rápida pesquisa é possível encontrá-lo — e preencher os campos.
Esse sistema confere praticidade ao requerente e tem a mesma validade do documento emitido em qualquer delegacia.
Roubo e acidente no trânsito são os principais motivos de abertura de Boletim de Ocorrência. Apesar de parecer, não é complicado realizá-lo. Ficando atento aos detalhes e falando sempre a verdade, esse processo será rápido e todas as providências posteriores poderão ser realizadas com tranquilidade.
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